fbpx

O Círculo de Ouro por Simom Sinek

As pessoas não compram o que você faz, elas compram por que você faz.

Por que você faz o que faz? Saber do seu porquê não é o único jeito de ser bem-sucedido, mas é o único jeito de manter um sucesso duradouro e de ter uma mescla maior de inovações e flexibilidade.

Simon Sinek, um dos palestrantes mais assistidos no TED e autor do livro Por quê? : como os grandes líderes inspiram ação da Editora Saraiva, acredita que se começarmos pelas perguntas erradas, se não entendermos a causa, então mesmo as respostas certas sempre vão nos orientar para o lado errado.

Para ter clareza do seu propósito é necessário autoconhecimento, conhecer o impacto do seu trabalho nas pessoas e, principalmente, se satisfazer através das realizações das suas obras. O conceito do círculo de ouro surge como uma perspectiva e com aplicações práticas de como inspirar a si e aos outros.

Vamos começar de fora do círculo e em um movimento para dentro:
bruno-espanha-circulo-de-ouro-300x212

O quê: cada um de nós sabe o que faz no seu dia a dia. Pode ser a fabricação de um produto ou a entrega de um serviço. Os “o quês” são fáceis de identificar.

Como: as pessoas sabem como fazem o que fazem. Os “comos” quase sempre são estabelecidos para explicar como algo é diferente, ou melhor.

Porquê: poucas pessoas podem articular claramente por que fazem o que fazem. Quando digo “porquê”, não significa ganhar dinheiro, pois esse é o resultado do seu trabalho. Com o porquê vem à finalidade, a sua causa ou a sua crença. Por que você levanta da sua cama de manhã? A base dos seus porquês são os seus valores.

Tudo começa pela clareza. Os valores pessoais são critérios ou metas que transcendem situações específicas. Eles referem-se a objetivos desejáveis, guiam a vida de um individuo e são ordenados por sua importância. Estão ligados às emoções e não a ideias. Quando os valores pessoais são ativados, conscientemente ou não, despertam sentimentos positivos ou negativos e principalmente servem como critérios para a tomada de decisão.



Demos

Layout

Wide
Boxed