Não é de hoje que falamos sobre persona ou mesmo público-alvo e de sua importância dentro do marketing e não somente do digital, mas do tradicional também. É com esse público definido que podemos direcionar todos os nossos esforços para alavancar as vendas de produtos e serviços.

Através dos olhos da persona que vamos conseguir entender o nosso projeto como um todo e trabalhar para vê-lo crescer e se expandir e quem sabe se tornar algo diferente de como nasceu, mas acho que você não deve estar entendendo nada, não é? Então vamos partir do princípio.

Afinal de contas, o que é persona?

Persona nada mais é do que a representação do seu cliente ideal, é uma forma que encontramos de poder delimitar e realmente entender o comportamento do público que buscamos para produtos e serviços. Pense assim: se você vende produtos para osteoporose, por exemplo seu público-ideal seriam idosos, certo? Já que em sua maioria acabam desenvolvendo a doença do que pessoas na faixa etária dos 30 anos. Essa é a base do raciocínio da persona.

Mas se engana quem pensa que o público ideal é somente aquele padrão clássico: Homem ou mulher, de 50 a 60 anos etc. Vai muito mais além, é literalmente demarcar todos os interesses que ela possa ter, os locais que ela mais busca informações, quais as coisas que mais gosta, quais os horários que mais consome informação, quais são seus maiores desejos, ansiedades, problemas e por aí vai.

Mas por que tudo isso é importante?

Pelo simples fato de que o seu negócio é mais do que apenas vender algo, ele agrega valor para o seu cliente, pode transformar vidas e assim ser indicado para outras pessoas e claro que falando em números é uma forma de suas campanhas serem assertivas e todos os seus esforços alcançarem o objetivo final.

E por isso a modelagem da persona é fundamental, porque quanto mais informação você agrega a ela, mais tangível se torna e quando se percebe ela tem um nome, uma idade, um endereço, gostos, dores como qualquer pessoa na rua e quando ela precisar, você estará lá com seu produto ou serviço.

Além do que, para mérito do marketing ela é parte fundamental da Jornada de Compra, em um bom funil de vendas, passando por todos os processos e etapas de educação do público até de fato gerar a compra.

Por que a  persona é importante para o seu negócio?

Lembra do exemplo do idoso? Vamos ser mais categóricos agora, tente vender carne para um vegetariano. Será que conseguirá? Então, é basicamente isso que você está tentando fazer, quando negligencie a criação de personas para seu projeto, ou acredita piamente que aquela seleção básica de gênero e faixa etária resolva somente.

E ela não é criada da sua cabeça, é pautada em dados, em fatos reais que possam embasar todo o seu negócio. Ela funciona em qualquer segmento, em qualquer nicho e não fica obsoleta apenas precisa ser ajustada conforme o fluxo do seu negócio.

Seu negócio muda? Sua persona muda também, neste caso evolui e quanto mais dados você tiver em mãos, mais objetiva e eficiente ela se tornará.

Como construir uma persona?

Primeiramente, não é um trabalho simples e nem fácil. Por que requer conhecimento, tempo e os dados para levantamento de informações. Justamente por isso o mais indicado é você contar com times especializados para isso, mas aí pode dizer que não quer investir em terceiros e sim em si próprio.

Então você precisa investir em conhecimento, e investir de forma correta e não desperdiçar dinheiro em achismo ou em campanhas mirabolantes que você viu na internet e por isso busque cursos que contam com provas de pessoas que conseguiram ter sucesso com ele. Assim você terá a garantia que está investindo e não desperdiçando tempo e dinheiro.

Quais as vantagens de se ter uma Persona?

Inúmeras, vamos começar pelas mais conhecidas e de rápido retorno.

Esforço e Conteúdo

Imagine que sabendo as dores e ânsias da sua persona, conseguirá entender melhor sua jornada de compra e poderá produzir conteúdo voltado para ela. Sabe aquela impressão que estamos lendo um texto que parece que foi escrito para nós? Pensando na gente, naquele momento mesmo sem conhecer o auto? Pois é, é disso que me refiro. Acertar em cheio no público e seu sentimento.

É muito melhor do que criar dezenas de conteúdos, que no fim ninguém lerá porque não se conectaram.

Estratégia de Canais

Eis o pulo do gato, sabendo os canais que sua persona costuma consumir conteúdo fica mais fácil, objetivo e econômico distribuir seu conteúdo e patrocinar suas campanhas. Pense assim: o público ideal do seu produto não usa a rede social Facebook, somente Linkedin. Então onde você investirá mais seus esforços na distribuição de conteúdo e ofertas? Facebook ou Linkedin? Entende a diferença agora, nos lugares onde ela estiver é onde você e sua marca também estarão.

Decisão de Compra

Sabe aquelas objeções clássicas para compra? Conhecendo sua persona você sai na frente e já consegue responder isso e quebrá-la, assim fazendo com que seu lead chegue ao final do funil e compre seu produto ou serviço.

Mas, Persona  e Público-alvo é a mesma coisa?

Esse é o ponto que eu mais gosto de falar, se você chegou até aqui deve ter notado que me referi várias vezes a ambas as nomenclaturas, não é?

Isso foi uma forma de você fixar as duas palavras para que eu pudesse responder a essa pergunta que deve estar no seu subconsciente e a resposta é NÃO!

Persona como explicamos acima, é o mapeado do seu cliente ideal de forma detalhada com todas as informações que você precisa e o público-alvo, é aquele cliente padrão que geramos como homem ou mulher, de x à x anos, muito mais abrangente.

Agora, se você chegou até aqui e ainda não entendeu nada de como o marketing digital é importante para o seu negócio, então você está deixando dinheiro na mesa e nem mesmo um curso sem saber o básico poderá te ajudar e por isso te recomendo uma consultoria.

Onde terá uma atenção exclusiva focada e direcionada para o seu negócio, que irá te ajudar a alavancar ele e conseguir manter os negócios no topo!

Espero que você tenha gostado deste conteúdo, e claro compartilhe em suas redes sociais para que essas informações valiosas cheguem a mais pessoas.

Por favor, comenta aqui embaixo nos comentários se já usa a persona no seu negócio e como tem sido, sua opinião é importante e claro não deixe de ler nosso blog.

Metadescription: Precisando alavancar seu negócio, mas ainda não tem ideia da importância da persona na sua vida? Então esse conteúdo é para você!