POSICIONAMENTO E AUTORIDADE DIGITAL: COMO POSICIONAR SUA EMPRESA

Todos sabem que o marketing é vital para a saúde de qualquer empresa, ele pode definir de forma estratégica o posicionamento da marca dentro do mercado, da persona e obviamente que da concorrência. Por isso, hoje vamos falar sobre posicionamento e autoridade digital.

Devemos lembrar que o marketing é mais do que apenas tráfego ou aparecer nas redes sociais, planejado e executado ele pode elevar o patamar de uma marca, de uma empresa dentro do mercado de atuação a níveis altíssimos.

Como funciona o posicionamento e autoridade digital?

Posicionamento digital nada mais é que uma técnica que consegue criar uma imagem de uma empresa, uma marca, um produto dentro da mente do consumidor, o que neste caso seria uma atuação digital.

É a forma como os consumidores em potencial vêem aquele produto ou serviço em relação a concorrência e também é usado de forma estratégica.

Quando a atuação se dá pelo meio digital, neste caso online como citamos acima, é quando uma empresa se posiciona perante seu público como preferência em relação a sites semelhantes de concorrentes.

Ou seja, seu público prefere os seus conteúdos e o seu blog em relação a concorrência e isso também é sinônimo de posicionamento bem feito. Quanto maior for sua audiência em relação aos concorrentes, quer dizer que seu trabalho está sendo bem feito.

Claro que isso também é um trabalho em conjunto com a autoridade digital. Quando seus conteúdos e sua experiência conseguem impactar a vida do consumidor, levando valor agregado a ela e sinalizando sua expertise e autoridade na área de atuação.

Sendo o mais sincero possível, a partir do momento que seu conteúdo instrui o consumidor com dicas e conselhos sobre determinada situação e ele considera isso importante e relevante para si ao ponto de colocar em prática, então você tem autoridade digital suficiente no seu ramo de atuação.

E claro, quanto maior for o número de pessoas/seguidores que tiverem o mesmo pensamento e ação, maior e melhor será seu posicionamento também. Então ambas andam em conjunto.

Agora, que você já sabe o que é posicionamento e autoridade digital, vamos repassar algumas dicas de como começar a construí-las.

Pense sempre na sua persona quando for planejar seu posicionamento e autoridade digital

Quando falamos sobre autoridade digital, estamos falando mais precisamente de segmentação que só pode ser alcançada, com um trabalho focado e desenvolvido em cima de uma persona bem estruturada.

Vamos pensar num exemplo sim, uma loja de suplementos físicos e num primeiro momento quem seria o perfil ideal de consumo deste produto? Por isso é interessante a abordagem para quem tem consome, estudando deste a linguagem até mesmo os assuntos possíveis sobre o produto a ser abordado.

E continuando neste exemplo, sempre quando falamos sobre produtos precisamos reforçar a ideia do consumidor que somos especialistas neste negócio e aí temos outro ponto importar: nicho específico. Imagine que você tem uma loja de suplementos que ao mesmo tempo também vende produtos produtos contrários a suplementação?

Perde o sentido quando vendemos um produto que afirmamos ser especialistas e ao mesmo tempo, queremos atender outro nicho totalmente opositor ao principal e isso impacta diretamente o potencial consumidor, nossa persona.

Trabalhe as dores da sua persona

Já falamos em outro conteúdo sobre a importância da persona dentro de um negócio, e falando mais intrinsecamente é aqui que começamos a entender porque a necessidade de entender o perfil da persona e do que realmente ela precisa.

Para que você possa criar conteúdos que realmente impactem a vida do consumidor e com isso, aumente seu posicionamento digital e por fim que ele siga as suas orientações o transformando em uma autoridade digital do nicho, é importante que você crie conteúdos que façam com que ele se identifique e faça a conexão com seu negócio.

Quando entendemos as principais motivações, necessidades e problemas temos em nossas mãos o gatilho ideal para o consumo. Entendendo isso, já conseguimos pensar de maneira estratégica nosso posicionamento e claro como trabalhar as dores da persona.

Trabalhe com as Redes Sociais

Lembram que no conteúdo sobre persona falamos sobre as redes sociais? Saber onde seu consumidor em potencial consome conteúdo, consegue informar quais as redes sociais de fato você precisa estar.

Para seu posicionamento digital ao lado da persona ser reforçado e claro sua autoridade digital sacramentada, é importante que você tenha uma boa presença nas redes. Claro que contribuindo com conteúdo que seja realmente relevante e com a linguagem e formato que cada rede escolhido trabalha.

Não faz sentido estar presente nas quais seu público não está, como também não faz sentido você criar conteúdo idêntico para todas ao mesmo tempo, lembre que as redes são como pessoas e cada uma atende um perfil distinto, o que também é uma forma de aprender sobre segmentação.

Se você não consegue sozinho, pense em procurar uma consultoria em marketing que pode lhe auxiliar em todas as etapas e trazendo o resultado que o seu negócio precisa.

Trabalhe seu Marketing de Conteúdo

Trabalhar o marketing de conteúdo da sua empresa é fundamental, ele é a ponte que cria conexão com seu posicionamento e autoridade junto a sua persona. Por isso trabalhe de forma estratégica com essa ferramenta, sempre se comunicando com seu cliente ideal.

Inclusive é através dele que você consegue separar leitores dos que estão verdadeiramente interessados no seu produto e serviço e aptos para compra.

Trabalhe seu SEO

Search Engine Optimization (SEO), ou Otimização para Mecanismos de Buscas, é um conjunto de técnicas que se devidamente aplicadas ao seu site, conteúdo e blog auxilia para que ele seja encontrado mais facilmente pelo seu público.

Isso, aliado a um conteúdo original e com valor para a persona com certeza subirá sua autoridade.

Espero que você tenha gostado deste conteúdo, e claro compartilhe em suas redes sociais para que essas informações valiosas cheguem a mais pessoas.

Por favor, comenta aqui embaixo nos comentários como está a autoridade e posicionamento digital no seu negócio e como tem sido, sua opinião é importante e claro não deixe de ler nosso blog.

Entre em contato AGORA e saiba como podemos ajudar sua empresa a crescer.

Rua Alagoas, 3061 (Patrimônio Velho) • Votuporanga – SP • CEP 15.505-169 • Tel. 17 98101-1234 | 17 98115-0020

Copyright © 2020• Bruno Espanha. Todos os direitos reservados.